«

»

Imprimir Post

CAMARADA HÉLIO BOMBARDI PRESENTE

Hélio Bombardi, metalúrgico de São Paulo, foi um dos muitos companheiros de nossa classe que se colocou em movimento enfrentando a ditatura na década de 70 e os pelegos que estavam na direção do Sindicato a serviço dos patrões e do governo.

Em 1984, Hélio encabeçou a Chapa de Oposição que estava presente em grande parte das fábricas metalúrgicas da cidade de São Paulo e a partir das comissões de fábrica se colocaram em movimento e organizaram as greves que passaram por cima da direção pelega do Sindicato e lutavam contra a ditadura, as péssimas condições de trabalho e o arrocho salarial. Esse movimento da Oposição Metalúrgica de São Paulo foi um importante exemplo da importância de organizar os trabalhadores para a retomada dos Sindicatos como instrumento de luta e organização da classe trabalhadora.

Já na década de 90, junto com o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas/SP, seguiu contribuindo para o avanço da luta do conjunto de nossa classe. Uma vida dedicada a luta contra esse sistema de opressão e exploração.

Hélio faleceu no dia de hoje vítima de um câncer, mas seguirá presente na luta de nossa classe.

CAMARADA HÉLIO BOMBARDI, PRESENTE. AGORA E SEMPRE.

Link permanente para este artigo: http://www.intersindical.org.br/2018/03/13/camarada-helio-bombardi-presente/