11 de Março tem Debate: A luta das mulheres trabalhadoras é uma luta de todos nós!

Por Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região

 

O 8 de março não é dia para comemorações, é um dia que marca a luta das mulheres trabalhadoras ao longo de tantos anos no mundo inteiro.

O Capital com seus meios de comunicação tenta esconder o significado desse dia, que relembra a luta das trabalhadoras que ocuparam as fábricas, que ombro a ombro com os trabalhadores se colocaram em luta, foram à greve, pela redução da jornada de trabalho, por melhores condições de trabalho e por direitos, negados durante séculos às mulheres.

As reformas dos patrões e dos governos tentam atacar ainda mais as mulheres: a reforma trabalhista abre espaço para que os patrões coloquem até mulheres grávidas para trabalhar em locais insalubres, e na tentativa da reforma da previdência queriam igualar e aumentar o tempo para aposentadoria, tentando jogar pra debaixo do tapete que a dupla jornada de trabalho ainda é a realidade das trabalhadoras.

E a violência não só continua, como conta com a cumplicidade de vários deputados e senadores que querem punir as vítimas e absolver os estupradores, com seus projetos de lei que tentam proibir inclusive o aborto previsto em lei, a discussão sobre sexualidade nas escolas, além de tentar alterar a lei Maria da Penha para livrar a barra dos agressores.

Por tudo isso o 8 de Março é um dia para fortalecer a luta das mulheres trabalhadoras, uma luta que é do conjunto da classe trabalhadora.

E no dia 11 de março vamos realizar um debate no Sindicato, momento para fortalecermos a nossa organização e luta em defesa dos direitos das mulheres trabalhadoras.

Participe!