Firmes com a nova gestão Independência e Luta no SIMCA em Cachoeirinha/RS!

No dia 9 de outubro de 2017 tomou posse a nova Diretoria do Sindicato dos Municipários de Cachoeirinha – RS (SIMCA), Independência e Luta, composta por trabalhadores e trabalhadoras dos diversos setores do município. As eleições ocorreram no final de agosto deste ano, com ampla participação da categoria, e com o compromisso da continuidade da luta em defesa dos direitos da categoria, a chapa obteve 80% de aprovação dos trabalhadores votantes.

Temos acompanhado nos último anos os muitos ataques que os trabalhadores do Estado – em suas esferas federal, estadual e municipal – vem sofrendo com o desculpa da falta de recursos. Nacionalmente enfrentamos a iniciativa da retirada da estabilidade no serviço público, principal garantia que não deixa os trabalhadores do estado a mercê da dança da cadeira partidária a cada eleição. A educação estadual no RS e os municipários de Porto Alegre estão em greve por atrasos nos pagamentos dos salários e cortes de direitos. Em Cachoeirinha não é diferente: rombos no instituto de previdência, atrasos e redução de salários, corte de vale-alimentação e destruição do plano de carreira são peleias recentes da categoria que atravessou ainda no início desse ano uma dura greve de 61 dias.

Será essencial nesses próximos anos a manutenção de princípios fundamentais para que o sindicato seja um instrumento que potencialize a organização e luta dos trabalhadores da base, como a independência frente a patrões e governos e a autonomia frente a partidos políticos. Para isso, deve ser mantido o trabalho de base cotidiano e a solidariedade de classe que já são presentes na categoria e são fruto de um histórico processo de mobilizações e lutas.

Nós da Intersindical seguimos firmes com os companheiros e companheiras da nova diretoria, com a certeza de que a construção desse sindicato, pautado pela luta dos trabalhadores, é um importante passo para avançarmos enquanto classe trabalhadora na defesa e ampliação de nossos direitos.