Moção de apoio à luta dos trabalhadores da Usiminas de Cubatão e dos trabalhadores da Petrobrás.

Os trabalhadores (as) em greve da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, reunidos em assembleia no dia 12 de novembro de 2.015, manifestam seu apoio à luta contra o fechamento temporário de várias áreas da Usiminas – Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A, localizada na cidade de Cubatão (SP), anunciada pela empresa no dia 29 de outubro. A suspensão causará pelo menos 4 mil demissões. A Siderúrgica é uma das principais empregadoras da região, portanto, a paralisação afetará um grande número de trabalhadores direta e indiretamente. 

A Usiminas, como outras grandes empresas, quer manter e ampliar seus lucros às custas dos trabalhadores. Como não conseguiram rebaixar salários, pretendem desempregar milhares e posteriormente contratar novos trabalhadores com salários reduzidos. Essa intenção fica clara, considerando que o fechamento anunciado é temporário.

Além disso, nos últimos anos, a Usiminas já demitiu centenas de trabalhadores intensificando o trabalho de quem fica. A própria indústria já admitiu que aumentou a produção sem novas contratações.

Afirmamos nosso repúdio a mais esse ataque e declaramos todo o apoio dos trabalhadores (as) em greve da EBC aos trabalhadores metalúrgicos da região de Santos. Os trabalhadores não podem pagar pela ganância da Usiminas em busca de mais lucros.

Em linhas gerais, os mesmos problemas atingem os trabalhadores da Petrobrás, com o agravante de que se trata de uma empresa pública que atravessa por uma fase de fortes ataques políticos das forças conservadoras.

Assim como nós, trabalhadores da EBC, os colegas petroleiros estão em luta, também para defender um bem público, essencial para a democracia brasileira.

Nossa solidariedade a todos estes trabalhadores!