«

»

Imprimir Post

[Trabalhadores da Educação Municipal de Curitiba] A nossa luta é todo dia

Por SISMMAC


Mais do que uma data comemorativa, o Dia do Professor é um marco na luta por valorização dos profissionais do magistério e por uma educação de qualidade. 

Em meio a um cenário econômico difícil, as professoras e professores da rede têm perspectiva de ganho com o novo Plano de Carreira do magistério. Entretanto, é preciso reforçar sempre que, diferente do que a administração municipal gosta de alardear por aí, o novo Plano é fruto da luta do conjunto dos profissionais do magistério. Foi a nossa capacidade de organização e mobilização que conquistou uma carreira que atende grande parte das nossas reivindicações históricas. Nossas duas greves em 2014 e o indicativo de paralisação no início desse ano fizeram com que a Prefeitura não tivesse o que fazer a não ser ceder às nossas demandas.

Enquanto o Plano de Carreira caminha, as condições e a sobrecarga de trabalho pioram a cada dia e a consequência mais direta disso é o adoecimento da nossa categoria. Turmas superlotadas, falta de profissionais, péssimas condições na estrutura das unidades escolares, assédio moral, entre outros, fazem parte do cotidiano vivido pelas professoras e professores da rede no chão da escola.

Em outubro de 2013, realizamos um grande ato reivindicando os 30% do orçamento para a educação pública já! Porém, o investimento continua sendo uma promessa do prefeito Gustavo Fruet. O que era para ter vindo logo no início do mandato está sendo anunciado para o último ano de gestão. Desde o nosso ato, dois anos se passaram e muito pouco mudou no que diz respeito à melhoria da estrutura das escolas e CMEIs e nas condições de trabalho dos profissionais do magistério. Por isso, nossa luta se faz cada vez mais necessária.

Parabéns a todas as professoras e professores que vão à luta e não se acomodam com a sociedade em que vivemos. É a disposição para transformar a nossa realidade que devemos comemorar nesse 15 de outubro. Só a luta muda a vida!

Compartilhe!

Link permanente para este artigo: http://www.intersindical.org.br/2015/10/15/trabalhadores-da-educacao-municipal-de-curitiba-a-nossa-luta-e-todo-dia/