MUITO ALÉM DA SUA BELA FOTOGRAFIA, UM OPERÁRIO DA CLASSE

CAMARADA JOÃO ZINCLAR, PRESENTE!

 

joaoJoão Zinclar Lima da Silva, para nós o João Zinclar, o nosso camarada João.

 

Militante comunista, coerente e firme, operário metalúrgico, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e região de 1990 a 1996 e pouco importa por quanto tempo ficou na direção do Sindicato, pois João continuou junto conosco nas lutas da nossa classe.

 

foto do joaoJoão estava conosco em Ipatinga/MG nessa semana que se encerra. Chegou de trem, gostou da viagem que fez, mas gostou e ficou muito mais feliz ao dividir conosco um importante momento da classe: os metalúrgicos de Ipatinga derrotando os pelegos da Força Sindical, retomando o Sindicato para as mãos dos trabalhadores com a vitória da Oposição.

 

João registrou em belas imagens como sempre, nossa comemoração com os metalúrgicos na portaria da Usiminas. Lá cantamos juntos Bella Ciao e a Internacional e ele como sempre mais do que registrar a imagem em movimento, participou e vibrou em ver aquele pedaço do capital sendo incomodado pelos produtores de valor.

 

João disse numa entrevista que era um “fotógrafo operário, ou um operário da fotografia”, além disso, Jõao foi um operário da sua classe.

 

Não escolheu os caminhos fáceis, se manteve junto à sua classe, no enfrentamento direto contra o capital e seus governos. Nos embates do movimento não abriu mão de suas convicções. O João nos buscava e nós o buscávamos numa sintonia que só aqueles que se enxergam como camaradas conseguem ter.

 

O João esteve nos principais momentos da Intersindical e mais do que registrar as imagens, estava conosco sendo parte da história e da construção desse Instrumento dos trabalhadores.

 

Vamos seguir João, construindo as ações que participou e registrou da nossa classe em movimento e você estará presente: nas greves, nas ocupações, na resistência e no avanço dos que coerentes e firmes lutam por uma Revolução Socialista.